Uma das melhores sensações após um banho é se secar em uma toalha seca, macia e perfumada. No entanto, com a pouca ventilação de muitas casas e a secagem ineficiente que muitas máquinas proporcionam, ter uma toalha com esses aspectos pode ser algo difícil. Quer saber como lavar, secar e conservar suas toalhas para deixá-las sempre agradáveis ao toque? Confira algumas dicas da Bonasecco!

Como deixar as toalhas de banho macias e perfumadas

Lavagem das toalhas

Para a lavagem, procure separá-las das outras peças de roupa e evite misturar toalhas brancas e

coloridas. Também não encha demais a máquina, pois o excesso de peso dificulta o processo de lavagem.

Opte sempre pelo sabão líquido ou dissolva o sabão em pó na água antes da lavagem. Não use sabão em excesso, pois ele endurece as fibras do tecido.

DICA: Nos dias frios, quando as roupas demoram a secar, coloque uma xícara de álcool ou Lysoform no último enxague da máquina para evitar o cheiro ruim.

Normalmente, a lavagem deve ser feita com água fria, pois ela ajuda a preservar as cores do tecido. A água quente pode ressecar as fibras e deixá-las duras.

Também evite usar o amaciante, pois com o tempo ele se acumula nas fibras, deixando-as duras e impermeáveis, fazendo com que a toalha perca seu poder de absorção. Substitua o amaciante por vinagre de álcool branco, sendo uma xícara para cada máquina cheia. Não se preocupe que o cheiro se dissipa e não fica nas peças.

Secagem das toalhas

Seque as toalhas de preferência na secadora, assim elas ficarão muito mais macias. Use lenços amaciantes para deixar as toalhas de banho macias e perfumadas. Você pode encontrá-los em grandes supermercados. Basta colocar um lenço na secadora junto com as roupas.

Se for secar as toalhas no varal, sacuda-as muito bem e pendure-as pela metade, sem usar pregadores para não deformarem nem marcar o tecido. De preferência, seque-as na sombra, em local ventilado, ou no sol, mas não deixe tempo demais, pois as toalhas poderão desbotar e ficar ressecadas.

Outras dicas

Nunca passe as toalhas com ferro, pois o calor prejudica as fibras e o vapor pode provocar mofo. Também não se esqueça de trocar as toalhas pelo menos uma vez por semana para que não fiquem encardidas.

Após cada uso, coloque as toalhas para secar em lugar arejado. Assim você evita a proliferação de fungos e bactérias, o que pode ocorrer caso a toalha fique pendurada no banheiro úmido.

Agora que você já sabe como manter suas toalhas limpas, cheirosas e macias, comece a colocar as dicas em prática! Caso você não esteja com muito tempo, fique tranquilo. Basta procurar a Bonasecco mais próxima para ter serviços de lavanderia sempre a disposição.

Share Button