O verão é a melhor época do ano para aproveitar a praia, a piscina e fazer atividades ao ar livre, mas também é um bom período para realizar atividades domésticas que necessitam do sol para serem efetivas. Lavar roupas e itens de cama, mesa e banho, principalmente de bebês é uma das melhores alternativas para quem deseja deixar tudo limpo e livre de ácaros o ano todo.

 

Que tal aproveitar o calor e o sol para colocar em dia a lavagem dos utensílios do pequeno? Confira algumas dicas da Bonasecco e já comece o ano com tudo organizado!

Como limpar roupas e peças do quarto do bebê?

Inicialmente, é necessário deixar claro que essa é uma limpeza que deve ocorrer com frequência.  Como demanda mais atenção, não basta fazê-la apenas uma vez assim como o restante dos itens de adulto. Para saber o que você mais precisa dar atenção, separamos alguns tópicos que devem ser atendidos para fazer uma ótima higienização.

Esteja atenta ao pó

Muitas das peças dos quartos dos bebês ficam um grande tempo expostas sem ter uma higienização específica. Almofadas e cortinas, por exemplo, são itens que não entram em contato direto com o bebê e, por isso, acabam não tendo a atenção necessária. Entretanto, são itens que acumulam pó e até mesmo ácaros que podem trazer problemas respiratórios para a criança. Para evitar o pó, mantenha uma limpeza semanal do cômodo e lave as cortinas e capas de almofadas com certa frequência.

Selecione produtos de limpeza apropriados para os itens do seu bebê

Outro cuidado que pode parecer bobo, mas faz muita diferença é a escolha do material de limpeza. Para os itens do quarto dos bebês e suas roupas, evite os que exalam um perfume muito forte, pois isso possibilita o surgimento de alergias. Procure também fazer a limpeza com itens básicos como detergentes neutros e água.

Quais itens devo lavar?

Protetores de berço e almofadas

Esses são itens que entram em contato direto com o bebê, portanto, é necessário lavá-los todo mês. Dependendo do tipo de material, é possível colocar tudo na máquina de lavar. No entanto, lembre-se que a lavagem deve ser com sabão e amaciante neutro (sem fragrâncias muito fortes) e deve ser feita de forma isolada. Ou seja, é necessário usar a máquina somente para lavar esses itens.

As altas temperaturas do verão podem te auxiliar no processo de secagem desses itens. A luz solar e o clima quente secam as peças e evitam a proliferação de fungos e bactérias que podem fazer mal ao seu bebê.

Cortinas

As cortinas podem ser higienizadas em casa, mas é preciso saber a composição do material para evitar danos ao tecido. Caso não seja necessário mandar para uma lavanderia, reserve a máquina apenas para esse procedimento. Já se não for possível lavar de forma caseira, procure a Bonasecco mais próxima para conhecer as opções de lavagem. Não se esqueça de verificar se a sua cortina possui algum metal ou material que possa danificar a máquina de lavar.

Travesseiros

Esse é um item que precisa estar sempre limpo. O bebê muitas vezes acaba sujando esse objeto tão utilizado nas noites de sono e sonecas da tarde. Seja com leite, saliva ou até mesmo outras coisas, o travesseiro sempre tem alguma mancha ou rastro de sujeira. Tente limpá-lo sempre que algum “acidente” acontecer e tente lavá-lo toda semana. Lembre-se que assim como os adultos, os travesseiros infantis também devem ser trocados.

Essas foram algumas recomendações da Bonasecco para você manter o quarto e os itens do seu bebê sempre limpos e livre da sujeira. Caso necessite de ajuda para higienizar cortinas, almofadas, protetores de berço e até mesmo roupinhas, procure a unidade mais próxima e conheça nossos serviços!

Share Button