O vestido de noiva com certeza é um dos itens mais marcantes na vida de uma mulher que casa. Como é uma peça usada em um dia muito especial, é comum muitas pessoas sentirem a necessidade de guardá-lo como recordação e, quem sabe, como herança de família.

Você casou faz pouco tempo e ainda não sabe como lavar, guardar e conservar o seu vestido de noiva? Confira algumas dicas da Bonasecco e proteja essa jóia de família!

Como lavar vestidos de noiva?

Muitas recém-casadas se perguntam se há como lavar vestido de noiva em casa. A verdade é que por serem feitos de tecidos puros e finos, estes trajes são extremamente delicados e por isso é recomendável buscar os serviços de uma lavanderia especializada para evitar qualquer tipo de dano à peça. Mas lembre-se: o ideal é que o traje vá para a lavagem à seco sem muita sujeira e manchas. Portanto, se você pingou um pouco de vinho acidentalmente ou se a barra e a calda do vestido estiverem sujas, o que é bem comum depois da festa, é possível fazer uma limpeza em casa, lavando as partes mais sujas à mão.

Como lavar manualmente

Inicialmente, umedeça a calda e a bainha no tanque. Aplique um pouco de sabão para roupas delicadas, espalhando o produto com os dedos. Para tirar o encardido, deixe o sabão agir por 30 minutos, depois enxágüe e seque o vestido em local bem fresco e arejado. Para lavar vestido de noiva e tirar manchas de vinho ou comida opte pelo mesmo procedimento. Se a mancha for difícil de remover deixe o produto agir por um período maior, mas sem exceder o tempo de duas horas.Após essa primeira limpeza, a peça estará pronta para receber o tratamento da lavagem à seco.

Como guardar?

Para guardar o vestido, depois de limpo, é preciso levar em conta que os principais inimigos da conservação são a luz, a poeira, a umidade e a acidez -da pele e dos materiais derivados da madeira, como o papel. Por isso, existem duas maneiras adequadas de proteger a peça: dentro de uma capa ou de uma caixa.

A capa pode ser feita de TNT (tecido-não-tecido) ou de musseline de algodão, materiais que protegem da poeira e permitem a passagem do ar, ajudando a prevenir o aparecimento de bolor. Jamais se deve guardar roupas em capas ou sacolas plásticas.

A caixa deve ser de papel livre de ácido (acid free), com PH neutro, do mesmo tipo de material que é usado para guardar trajes históricos em museus. Neste caso, o vestido deve ser dobrado com cuidado, de forma frouxa, com folhas de papel livre de ácido entre cada uma das dobras, para impedir que se formem vincos definitivos, e evitar que bordados, pérolas e contas danifiquem o tecido.

Durante todo manuseio do vestido limpo, o ideal é que se use luvas de algodão para evitar que a oleosidade das mãos passe para o pano. Para finalizar, pode-se cobrir tudo com uma camada de musseline de algodão.

Como conservar?

Uma dica é cobrir o vestido com papel de seda para mantê-lo sempre branquinho. E não se esqueça: uma vez a cada três meses, retire o traje da embalagem para deixá-lo ventilar, o que previne odores e o acúmulo de poeira e ácaros.

Gostou das dicas? Então procure a Bonasecco mais próxima e não perca tempo. Comece hoje mesmo a cuidar do seu vestido de noiva para que outros familiares possam aproveitá-lo tanto quanto você!

Share Button