Se há uma coisa que ninguém deve suportar ao abrir o armário é identificar uma traça ou danos causados pelos cupins. Esses insetos, apesar de pequenos, podem trazer um grande problema para as roupas e para a estrutura do guarda-roupa se não controlados.

Quer saber como evitar o aparecimento das traças e cupins nos armários da sua casa? Continue lendo este artigo e confira algumas dicas que a Bonasecco preparou especialmente para você!

Como surgem as traças?

Normalmente elas vivem em ambientes escuros e úmidos, mas ao contrário do que se pensa, são as larvas que se alimentam de matéria orgânica, como restos de comida, livros encadernados e alguns tecidos. Elas surgem (são atraídas)  pela má lavagem das roupas e a precária limpeza dos armários, por isso, é muito importante deixar tudo lavado e em ordem para evitar a proliferação desse inseto.

Como evitar o surgimento das traças?

Além de uma boa dedetização dependendo da situação, é possível ter pequenas atitudes que podem manter esses insetos indesejados longe do guarda-roupas. Uma boa solução é usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do armário. Elas ajudam a retirar a umidade da madeira e previnem o aparecimento das traças.

Outra alternativa é a utilização de fórmulas atóxicas que espantam esses bichinhos. Um exemplo é a lavanda que age como um repelente natural. Alguns sachês perfumados espalhados pelo guarda-roupa podem ajudar a manter suas roupas livres dos furinhos. Folhas de alfazema, eucalipto e hortelã podem juntos ter o mesmo efeito. Basta aglomerar as folhas em um saquinho de tecido fino e colocar no armário.

Uma outra opção é utilizar pequenos pedaços de cedro. A madeira atua como repelente às traças e pode ser colocada em lascas entre as roupas. Além das lascas, é possível usar ainda o óleo de cedro em recipientes. Caso você opte pelo óleo, só fique atento para não encostá-lo nas roupas, pois ele pode manchar.

Até mesmo casca de laranja e limão podem ser usadas. Colocadas em saquinhos pequenos, ajudam a perfumar o armário e evitar as traças. Elas, no entanto, precisam ser trocadas a cada três dias, em média, pois podem apodrecer e trocar o agradável odor da fruta por outros nada bons.

Essas são as dicas para evitar o aparecimento das traças, mas caso elas já tenham aparecido no seu armário, retire as roupas e lave todas que tiverem sido perfuradas pelas larvas. Limpe bem o ambiente por completo para retirar os ovos do inseto e impedir que eles retornem. Além disso, é bom abrir as portas do armário para iluminar o ambiente e deixar no sol roupas guardadas a muito tempo.

Também é interessante já separar as peças menos usadas e guardá-las em sacos plásticos ou caixas que impedirão totalmente o contato dos insetos com a peça.

Como surgem os cupins e como encontrá-los?

Os cupins normalmente vivem em locais fechados e escuros, por isso é tão difícil encontrar um deles andando pela casa. Além disso, são insetos que vivem em colônias, ou seja, sempre aglomerados em algum local. Acontece que, depois que eles comem, liberam fezes que se parecem muito com pó de madeira. Dessa forma, fica bem fácil descobrir onde eles estão, pois basta seguir essa “poeira”.

Outra maneira de encontrar uma colônia é fazer uma busca por buracos na madeira. Se você está desconfiado, basta bater na madeira para checar espaços ocos. A madeira saudável não deve ceder à pressão.

Como tratar o ambiente que já tem cupim?

Com algumas soluções simples é possível eliminar esse inseto tão indesejado. A primeira delas é utilizando vinagre. O vinagre pode ser usado puro ou diluído em água numa proporção de 1:1 (uma parte de vinagre e uma igual de água). Ele mata os cupins e previne a chegada de outros para recolonizar o local. Uma dica é fazer aplicações repetidas.

Como fazer: em uma garrafa com tampa spray faça uma mistura meio a meio de vinagre e água, ou use o vinagre puro mesmo. Depois é só misturar e pulverizar o local onde os danadinhos estão instalados.

Outra solução também é usar óleo de cravo que é possível encontrar em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, lojas de bricolagem e casas especializadas em materiais para fazer perfumes e produtos de limpeza.

Como fazer: para cada 100 ml de água ou óleo de coco use 10 gotas de óleo de cravo. Caso o problema esteja no piso, coloque algumas gotas da essência em um balde com água e passe um pano úmido com a mistura quando for terminar a limpeza. De quebra sua casa vai ficar perfumada.

Essas foram algumas dicas da Bonasecco para você se livrar das traças e cupins que estão no seu armário. Caso você precise de ajuda para fazer uma boa limpeza no guarda-roupa, procure a Bonasecco mais próxima e conte com a nossa ajuda para lavar, secar e passar suas roupas!

Share Button