Com o final da primavera se aproximando, os casacos e roupas de inverno vão se tornando peças inutilizáveis ao decorrer das semanas. Para que elas não atrapalhem suas escolhas durante o verão e ainda fiquem bem guardadas na estação mais quente do ano, confira algumas dicas de lavagem e de organização que a Bonasecco preparou para você!

Como lavar os casacos e blusas de inverno?

Normalmente, os casacos são itens muito usados durante o inverno e, por isso, antes de guardá-los, é necessário ter alguns cuidados em relação à limpeza. Inicialmente é interessante identificar qual o melhor tipo de lavagem para os casacos. Muitas vezes é necessário mandar alguns para lavar a seco, pois se aventurar com a lavagem em casa pode danificar a peça. Entretanto, não precisamos ser tão radicais, pois no geral é possível fazer a higienização a mão em casa. Ela é mais demorada e a dica é ter paciência, pois será necessário reservar um dia inteiro para essa tarefa, dependendo de quantos casacos e blusas você tem.

A questão principal não é necessariamente como lavar, mas sim quando. A dica é priorizar as lavagens mais pesadas sempre no início e ao final da estação, pois provavelmente você não irá sujar e usar todos os casacos de uma vez só. É interessante haver um revezamento, além da devida lavagem em caso de uso excessivo, chuva, manchas entre outros.

Como guardar essas peças?

Para guardar as peças de inverno, no geral, existem algumas regras básicas para que seu guarda-roupa de frio permaneça intacto até o próximo inverno. A primeira coisa que você precisa saber é que os piores inimigos das roupas de inverno são mofo, fungos, bolores, traças e ácaros. Para evitá-los, cada tipo de tecido merece um cuidado especial.

Por ser uma fibra natural, a lã requer cuidados para não criar micro-organismos. Por isso, antes de guardar, o ideal é lavar cada peça com detergente neutro ou sabão de coco líquido. Uma dica importante: as roupas de lã não devem ser centrifugadas. Depois de limpas e secas, o correto é guardá-las dobradas em sacos de TNT. Não guarde as roupas de lã penduradas em cabides, como o tempo elas podem ficar deformadas.

Náilon

A fibra sintética desse tipo de tecido é impermeável ao vento e aos líquidos. Após o uso, os casacos de náilon devem ser limpos e completamente secos para só então serem guardados. Caso contrário, o suor retido pode causar um odor desagradável à peça.

Mas atenção, as peças de náilon não podem ser lavadas na máquina. Outro cuidado para a preservação das peças é não deixá-las expostas ao sol por muito tempo, pois o tecido pode ficar amarelado.

Couro

O erro mais comum ao guardar peças em couro é usar sacos plásticos para o armazenamento. Como o couro é de origem animal, está sujeito ao ataque dos terríveis fungos, principalmente se for guardado em locais úmidos e escuros.

Por isso, as peças não devem ser colocadas em sacos ou capas plásticas, já que esse tipo de embalagem cria o habitat perfeito para que os micro-organismos se proliferem. Prefira usar capas escuras de TNT e se as peças forem ficar no armário por um longo período, o ideal é colocá-las cada 30 dias em local fresco e com sombra.

Vale também deixá-las no sol, mas sem remover a capa. Nunca guarde casacos e jaquetas de couros se estiverem úmidos, tanto por água como por suor.

Essas foram algumas dicas da Bonasecco para você manter seus casacos de inverno limpos e bem guardados durante o verão. Caso precise de ajuda, conte com o auxílio da Bonasecco para deixar tudo limpo antes da próxima frente fria.

Share Button