Maio é o mês das noivas e nada melhor do que aproveitar esse período para entender como lavar e guardar o vestido do grande dia. Muitas não sabem, mas é necessário ficar atenta a lavagem dos vestidos, tanto os de noiva, quanto os de madrinha, pois além de serem produzidos com tecidos mais delicados, uma boa lavagem e o armazenamento da maneira correta podem render boas lembranças ou até possibilidade de usar o modelo novamente.

Como lavar vestidos de noiva e de festa?

Durante a festa é normal que o vestido acabe sujando, amassando ou até adquirindo manchas de bebida e comida. Só algumas horas depois da festa que reparamos os “estragos” que foram feitos e pensamos qual a melhor solução para o vestido que provavelmente nunca mais será usado. Algumas pessoas apenas descartam a peça, outras até tentam levar em uma lavanderia, mas acham o serviço muito caro e outras se aventuram em casa na tentativa de lavar e conservar o vestido. Você também entra nessa dúvida? Confira as 6 dicas da Bonasecco para lavar e guardar vestidos de noiva e de festa.

Procure manchas

Após horas de festa conversando, dançando, bebendo e comendo, possivelmente seu vestido (em algum momento) adquiriu alguma mancha. Por isso, após a festa, procure as manchas que o vestido possa ter e comece pela limpeza delas. Dessa forma, é possível retirá-la por completo e evitar que ela se fixe no tecido.

Identifique o tecido e seu tipo de lavagem

Após olhar cada detalhe do vestido, é importante identificar qual o tipo de tecido e fibra que ele é composto. Essa é uma etapa necessária para evitar lavagens que causem danos ao vestido, pois será possível identificar qual o melhor tipo de lavagem para aquela peça.

Analíse se é possível fazer a lavagem em casa

Sempre pensamos que a melhor lavagem para vestidos de noiva e de festa é feita em lavanderias, mas muitas vezes é possível fazê-la em casa. Basta olhar a etiqueta, ver as instruções de lavagem e fazer a higienização conforme as informações. No entanto, dependendo das restrições a melhor opção é procurar uma lavanderia de confiança e pesquisar os valores.

Opte pela lavagem a seco

Muitos vestidos de festa possuem tules, paetês e bordados que podem ser facilmente danificados. Nesses casos, a lavagem a seco na lavanderia pode ser uma ótima opção. Além de não perder tempo com a lavagem, as chances de estragos são mínimas e a conservação da peça será ainda maior.

Veja qual a melhor forma de guardar o vestido

Além da lavagem, é muito importante ter um cuidado redobrado com a maneira que você irá guardar o vestido. Peças de tule ou rendas, que são mais pesadas, devem ser guardadas dobradas com papel de seda dentro de uma caixa. Já as peças mais leves podem ser penduradas no cabide, mas precisam estar dentro de capas de TNT para evitar o atrito com as outras roupas. Para evitar mofos é necessário utilizar desumidificadores no armário.

Deixe um espaço reservado apenas para o vestido

No caso de vestidos de noiva, que costumam ser grandes e com mais acessórios, reserve um espaço exclusivo. Guardá-lo na caixa ou deixá-lo pendurado sozinho em uma parte do armário pode ser a melhor solução para quem deseja conservar 100% a estrutura do vestido e ainda ter um espaço totalmente dedicado a recordação.

Essas foram algumas dicas da Bonasecco para você lavar, guardar e conservar o seu vestido de noiva ou seus vestidos de festa. Ainda com dúvidas sobre como lavar o seu? Procure a loja da Bonasecco mais próxima e tenha vestidos limpos e conservados para o próximo evento!

Share Button